Cirurgia Refrativa
ERROS REFRACIONAIS E A CIRURGIA REFRATIVA
MIOPIA:
A luz focaliza-se antes da retina. Os objetos à distância ficam desfocados. Apenas os objetos próximos podem ser percebidos com nitidez.
Para tratar a miopia, o laser atua no centro da córnea tornando-se mais plana.
HIPERMETROPIA:
A luz focaliza-se atrás da retina. Os objetos próximos parecem desfocados.
Algumas pessoas apresentam visão desfocada também para longe.
Para hipermetropia, o laser atua na média periférica da córnea deixando-a mais curva.
ASTIGMATISMO
A luz focaliza-se em mais de um ponto tornando a visão distorcida. O astigmatismo pode combinar-se com a miopia ou hipermetropia.
No astigmatismo, o laser remove mais tecido em uma direção do que na outra, tornando a córnea mais esférica.
A CIRURGIA REFRATIVA
A cirurgia com laser, conhecida formalmente como cirurgia refrativa, é um dos procedimentos usados pelo oftalmologista para alterar o estado refracional do olho. Erros refracionais como os citados anteriormente podem ser indicados para essa cirurgia, porém critérios específicos devem ser adotados, como por exemplo:
1. Seleção do candidato;
2. Escolha da técnica cirúrgica mais apropriada, que dependerá das características individuais de cada olho.
3. Capacidade do candidato em compreender os prós e contras da intervenção cirúrgica, bem como o comprometimento em seguir rigorosamente as orientações médicas;
TÉCNICAS CIRÚRGICAS:
Dentre as técnicas mais conhecidas para esse tipo de cirurgia estão:
PRK:
Nessa técnica o eptélio, camada mais superficial da córnea, é removido para que o laser seja aplicado.
Após a aplicação do laser, uma lente de contato é colocada sobre a córnea para proteger a área tratada e dar conforto.
Sensações pós-operatórias:
- Embaçamento da visão durante alguns dias;
- Sensação de areia, lacrimejamento e vermelhidão nos primeiros dias após a cirurgia (esses sintomas são aliviados com a realização de compressa gelada).
A visão melhora gradualmente nas primeiras semanas.
LASIK:
Utilizando um delicado aparelho chamado microcerátomo, uma película superficial da córnea é levantada para a aplicação do laser.
Após o procedimento essa película é reposicionada sem necessidade de pontos, uma lente de contato é colocada sobre a córnea para proteger a área tratada e dar mais conforto.
Sensações pós-operatórias:
- Embaçamento da visão durante alguns dias;
- Sensação de areia, lacrimejamento e vermelhidão nas primeiras horas após a cirurgia;
A maioria dos pacientes enxerga o suficiente para retornar suas atividades no dia seguinte e recupera a visão funcional em poucos dias.
PROCEDIMENTOS PERSONALIZADOS:
O Instituto de Olhos Fabri possui o Excimer Laser VISX STAR S4 IR que é um sistema de Excimer Laser projetado com a avançada tecnologia CustomVue em conjunto com o aberrômetro WaveScan, que possibilita fazer a personalização cirúrgica com sistema de registro de íris.
Com esse moderno aparelho a correção da visão torna-se personalizada para cada tipo de paciente. O Excimer Laser VISX STAR S4 IR reduz efeitos térmicos sobre a córnea, o que lhe permite realizar o procedimento CustomVue de forma rápida e eficaz e ao mesmo tempo maximizar a segurança do paciente, pois possui rastreador ocular à laser (Eye Tracker).
Sistema Eye Tracker
O olho humano faz de forma natural e involuntária movimentos oscilatórios constantemente.
O Eye Traker (rastreador ocular à laser), pode rastrear e compensar os movimentos oscilatórios do olho garantindo assim o posicionamento exato da aplicação do laser cirúrgico (Excimer Laser).